.

.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

[Opinião] Lotaria Solar, Philip K. Dick

Lotaria SolarLotaria Solar by Philip K. Dick
My rating: 4 of 5 stars

Philip K. Dick tem mesmo um estilo muito próprio, é complexo e descontinuado sendo até difícil de ler, mas a complexidade dos universos que cria é sem dúvida fantástica e torna os seus livros em leituras sempre interessantes.

Neste Lotaria Solar todo o Sistema Solar é colonizado pela Humanidade, a sociedade é dividida em várias classes, os desclassificados que são a classe mais baixa; os classificados, que são divididos em vários subgrupos de acordo com a sua profissão; e os chefes deles, detentores de grandes empresas ou cargos públicos. O que se destaca aqui é a forma como é possível subir de classe até ao posto mais alto de Interrogador-chefe, é totalmente aleatório, é determinado pela rotação da Garrafa, O Minimax um modo altamente complexo desenvolvido pelos maiores génios matemáticos de forma a ser impossível determinar previamente o seu resultado. A partir deste conceito, tudo é possível, qualquer um pode lá chegar. E é a partir de uma nova rotação da garrafa que a história começa, um novo líder aparece. Ao mesmo tempo é feita uma viagem incerta ao lendário décimo planeta, um paraíso que vai além do Universo conhecido.

Aqui a natureza humana é a principal personagem, o que nos move, o que noz faz cometer actos ilícitos, a ambição infinita do ser humano, o querer ter mais, o não querer perder o que se tem, não olhar a meios para alcançar fins, questionar a razão de existir, de obedecer, o porquê...o chegar ao fim e ao invés de olhar para o que se aprendeu na viagem fechar os olhos e continuar com a mesma teimosia, a teimosia que nos leva a seguir o caminho que nos deixa mais confortável por termos medo de admitir que estávamos errados! Foi uma autêntica viagem este livro, e mais uma vez Philip K. Dick assombra-me com os seus finais, já é o segundo livro que leio dele e aconteceu exactamente a mesma coisa...

"

View all my reviews

Sem comentários:

Enviar um comentário